Em transição capilar
Em transição capilar
...
Quais os melhores produtos para cabelos em transição?
Por muitos anos, o cabelo cacheado e crespo viveu à sombra dos alisamentos — tanto os definitivos quanto os temporários —, além de diversas outras técnicas que padronizam os cabelos para alcançar um padrão de beleza específico. Durante décadas, o cabelo liso foi a regra, mas com o boom do mercado de cosméticos e com o discurso de aceitação cada vez mais forte, as curvaturas mais acentuadas passaram a ser um símbolo de resistência aos padrões de beleza impostos.
Neste processo de autoaceitação, a etapa mais complexa é, com toda certeza, a transição capilar. A decisão de abrir mão dos alisamentos e de nutrir a curvatura natural do cabelo é difícil, mas extremamente gratificante e reveladora. Se você está passando pela transição capilar, reunimos aqui um guia especial para te contar tudo sobre esta fase — e como passar por ela da melhor forma possível.
O que é transição capilar?
Para assumir os cabelos cacheados e crespos, muitas pessoas passam pela transição capilar. Este processo consiste em suspender todos os procedimentos químicos utilizados no cabelo (como alisamentos e relaxamentos), para deixar os fios naturais crescerem. A transição é altamente recompensadora, mas leva tempo, demanda paciência, e se torna um processo de aceitação, empoderamento e autoconhecimento.
Antes de iniciar a transição, é comum que muita gente nem ao menos conheça a aparência do seu cabelo natural, já que fazem uso de química há tantos anos. Justamente por isso, essa fase ressignifica a relação com as madeixas e, com toda certeza, um dos momentos mais especiais é rever os fios naturais. Graças a transição capilar, é possível conhecer-se e enxergar-se de uma nova forma.
A última etapa da transição capilar é o big chop, ou “grande corte”, isto é, o corte de cabelo que remove toda a área com química do cabelo. Mas, antes de realizar o big chop, você precisa garantir um crescimento saudável dos fios naturais, com os produtos corretos para esta nova fase capilar. Veja abaixo:
O que usar durante a transição capilar?
Para uma transição capilar bem sucedida, o cuidado com os fios deve ser redobrado. Além de abdicar dos procedimentos químicos, é preciso começar um cuidado intensificado de hidratação, nutrição e reconstrução das madeixas para garantir o crescimento dos fios naturais. Para isso, invista em produtos com alto potencial de hidratação, além de cuidados rotineiros para garantir força, crescimento, saúde e a beleza dos cabelos.
Shampoo para transição capilar
Na transição, os cabelos costumam estar fragilizados, já que passaram por procedimentos químicos que enfraquecem a fibra capilar. Além disso, no caso dos cabelos naturais cacheados e crespos, este fio tende a ser ainda mais ressecado do que as outras curvaturas, logo, precisa de uma maior atenção na hora de lavar.
Para começar, aposte em produtos especiais para a curvatura natural dos fios e que contenham agentes hidratantes em sua fórmula. Ainda, você pode alternar a lavagem com fórmulas livres de sulfato, que garantem uma limpeza mais suave.
Salon Line recomenda:
Shampoo SOS Bomba Original Salon Line
Shampoo de Babosa #todecacho Tratamento Para Divar Salon Line
Shampoo SOS Cachos Azeite de Oliva Salon Line
Condicionador para transição capilar
Após a lavagem com shampoo, o uso do condicionador é imprescindível para os cabelos em transição: é este produto que fecha as cutículas e protege os fios, além de facilitar o desembaraço e dar maciez para os cabelos. Para diminuir ainda mais os danos, a dica é desembaraçar os cabelos ainda no chuveiro, na hora do condicionador. Assim, você diminui a quebra dos fios, diminui o frizz e evita que o cabelo fique fragilizado.
Salon Line recomenda:
Condicionador SOS Bomba Original Salon Line
Condicionador SOS Cachos Azeite de Oliva Salon Line
Condicionador #todecacho Babosa Tratamento Para Divar
Creme para transição capilar
O creme de pentear é um ótimo aliado para um dos momentos mais desafiadores da transição capilar, que é a hora de definir os cachos. Como os fios possuem uma estrutura dupla, que unem duas curvaturas, a finalização requer um pouquinho mais de dedicação. É aí que entra o creme de pentear que, junto com a finalização e as técnicas de texturização, vão proporcionar uma definição perfeita para as madeixas.
Salon Line recomenda:
Creme para Pentear SOS Cachos +Definidos Salon Line
Creme para Pentear #todecacho Cachos dos Sonhos Salon Line
Creme para Pentear #todecacho Profix Salon Line
Gelatina para cabelo em transição
Outro aliado perfeito para texturizações e finalizações em cabelos em transição, a gelatina capilar é um finalizador em formato de gel que garante uma definição perfeita para os cabelos de curvatura cacheada e crespa, além de conter ativos que tratam os fios enquanto garante o efeito desejado. As gelatinas podem ser utilizadas sozinhas, ou em misturinhas com outros produtos finalizadores para garantir ainda mais efetividade. Em geral, as gelatinas garantem cabelos definidos, hidratados e alinhados.
Salon Line recomenda:
Gelatina #todecacho Super Transição
Gelatina #todecacho Super Definição
Gelatina Super Fixação #todecacho
Melhores Produtos para Transição Capilar Salon Line
Com linhas especiais da Salon Line para cuidar de todas as curvaturas, fica fácil investir nos cuidados capilares. Mas você sabe quais são os melhores produtos para cabelos em transição? Então se liga nestas dicas de como cuidar dos seus fios e arrase nos cuidados!
Kit para transição capilar
Pensando no seu momento de transição capilar, a Salon Line separou kits exclusivos com produtos para auxiliar na hora de definir os cabelos. São diferentes combinações para garantir uma definição duradoura, arrasadora e cabelos muito saudáveis!
Salon Line recomenda:
Kit Transição Capilar e Definição Prolongada #todecacho Salon Line
Kit Gelatina Transição Capilar + Creme Cachos dos Sonhos Salon Line
Kit Transição Capilar Shampoo + Gelatina + Óleo de Umectação Coco Salon Line
Cronograma Capilar para Cabelos em Transição
Uma rotina de cuidados capilares é essencial para uma transição capilar bem sucedida. Isto porque o tratamento vai garantir crescimento acelerado e saudável, ou seja, o aparecimento do cabelo natural vai ser mais rápido, amenizando as diferenças entre as texturas, facilitando a definição, evitando a quebra e o frizz até que o cabelo esteja pronto para o big chop.
Para isto, você deve investir em um cronograma capilar - um cuidado intensivo que você pode fazer em casa. Trata-se de uma rotina de cuidados capilares feitos algumas vezes por semana, programada para suprir as necessidades do cabelo. Ele inclui três etapas: a hidratação, que será responsável por repor a umidade do cabelo; a nutrição, responsável por repor e manter os lipídios do fio, a oleosidade natural; e, por fim, a reconstrução, que vai devolver a massa capilar e reparar os danos do cabelo.
Para criar o cronograma capilar perfeito para o seu cabelo, em primeiro lugar, monte uma tabela com todas as lavagens semanais do seu cabelo (você pode escolher as segundas, quartas e sextas, por exemplo). Depois, adquira uma máscara para cada etapa (hidratação, nutrição e reconstrução).
Hidratação para cabelo em transição
A hidratação é a etapa mais importante do cronograma: o tratamento é responsável por devolver aos fios toda a água perdida. Nos cabelos em transição, ele prepara a fibra para receber outros nutrientes, enquanto fortalece e hidrata.
Salon Line recomenda:
Máscara de Hidratação #todecacho Amido De Milho controle e maciez Salon Line
Máscara Concentrada Maria Natureza Leite de Coco Hidratação Salon Line
Nutrição para cabelos em transição
Este tratamento, como bem diz o nome, procura repor os nutrientes perdidos — óleo natural e os lipídeos — pelos fios. Esses nutrientes são responsáveis por proteger a fibra capilar de danos externos, como o uso de ferramentas de calor, raios solares, vento, sal, cloro, exposição às químicas capilares, água quente, entre outros. No caso dos cabelos em transição, a nutrição garante um cabelo mais nutrido, forte e saudável, estimulando o crescimento e eliminando o ressecamento. A umectação, por sua vez, é uma espécie de nutrição feita exclusivamente com óleos vegetais, aplicados diretamente nos fios para que eles absorvam suas propriedades nutricionais.
Salon Line recomenda:
Máscara SOS Cachos Abacate Salon Line
Cremáscara 2 em 1 SOS Cachos Super Óleos Salon Line
Kit 2 Óleos em Creme Maria Natureza Nutrição Extraordinária Salon Line
Reconstrução capilar para cabelos em transição
Quando o cabelo se encontra fraco e danificado por conta da perda de queratina — como no caso dos cabelos quimicamente tratados, por exemplo — é necessário fazer uma reconstrução para o cabelo. Este tratamento vai devolver a queratina perdida pelos fios através de tratamentos específicos que garantem força aos cabelos. A reposição de queratina é uma etapa essencial do cronograma capilar — não só devido a sua ação fortalecedora, mas também por ser responsável por deixar o fio apto para tratamentos mais simples como a nutrição e a hidratação. Um cabelo carente de reconstrução, frágil e quebradiço, não responde bem aos tratamentos capilares.
Salon Line recomenda:
Máscara de Hidratação Intensa Rícino e Queratina Reparação Extrema 5 em 1 S.O.S Cachos
Máscara de Hidratação Reconstrução Reparadora
Máscara S.O.S Hidratação Bio-Reconstrução Fortalecedora
Tipos de Texturização para Cabelos em Transição
Outra forma de garantir cachos definidos na transição é através da texturização. Trata-se de qualquer processo que muda o formato do fio sem utilizar procedimentos químicos. Existem diferentes técnicas para cachear a parte alisada. Confira algumas técnicas a seguir:
Texturização com papel alumínio
A texturização com papel alumínio funciona super bem em cabelos em transição: o material serve como “bobes” em que você enrola o cabelo para defini-lo.
- 1º passo: Corte o papel alumínio em pedaços e enrole para ficar como uma “minhoquinha” - você pode deixá-la mais grossa ou mais fina, dependendo da espessura de cachos que deseja.
- 2º passo: umedeça o cabelo e aplique o seu finalizador favorito. Para fixar, experimente a Gelatina #todecacho Super Fixação.
- 3º passo: separe o cabelo em mechas finas e enrole os fios em volta do papel alumínio. Você pode deixá-los secar naturalmente ou utilizar um secador em temperatura mais amena para não esquentar demais.
- 4º passo: retire o papel alumínio com cuidado e pronto! Uma definição perfeita com um método de texturização fácil de reproduzir em casa.
Texturização com bigudinhos
Os bigudinhos são acessórios que conseguem definir os cachos do cabelo. Existem diferentes formatos — grandes, pequenos, circulares, espirais, entre outros. O objetivo principal é usá-los para alterar a definição dos fios. Eles costumam demorar algum tempo para ficar pronto, dependendo da quantidade de cabelo que precisa ser cacheado. O resultado é garantido e os cachinhos duram por até dois dias se você utilizar uma touca de cetim para não desmanchar. É importante preparar o cabelo antes de realizar o processo com um creme de pentear e a dica é utilizar um pouco de gelatina ou gel para manter a definição.
Texturização com coquinhos
Super fácil e efetiva, essa texturização consiste em apenas torcer o cabelo seco ou úmido em pequenos coques! É muito fácil, basta prendê-los bem com elásticos ou grampos. Essa técnica é legal, pois o diferencial dela é que, como as tranças, ela pode ser usada com um penteado.
Texturização com tranças
Ótimo para quem está com os fios longos e sofre com as texturas diferentes entre a raiz e as pontas alisadas, esse método é bem simples: é só fazer várias tranças, escolhendo a espessura dos cachinhos que você quer definir. Depois, é só deixar algumas horas e, em seguida, soltar com cuidado usando os dedos. A dica para essa texturização é caprichar na gelatina ou no creme de pentear para garantir a definição.
Texturização com meia-calça
Essa texturização consiste em enrolar o comprimento dos cabelos em uma meia- calça para estimular os cachos. O segredo desta técnica está em deixar os fios secarem envoltos no tecido, garantindo a fixação das ondas. Para reproduzi-la, você vai precisar apenas de uma meia-calça: após aplicar o seu finalizador favorito, amarre o tecido em volta da cabeça como se fosse uma faixa, prendendo com um nó na parte de trás. Depois, basta enrolar as mechas em volta do tecido da meia, formando espirais. Em seguida, deixe secar naturalmente, ou seque com o secador.
O que não usar na transição capilar?
Os cabelos em transição são mais frágeis que normal, portanto, além de produtos específicos para o seu tipo de cabelo, é necessário realizar algumas mudanças na sua rotina capilar:
- Para uma transição capilar bem sucedida, o cabelo precisa estar livre de químicas, incluindo alisamentos, relaxamentos e botox. Isto porque estas substâncias comprometem a estrutura do fio, enfraquecendo a fibra e comprometendo a curvatura natural.
- Por conta da fragilidade, é importante também evitar o uso excessivo de ferramentas de calor, como secadores, pranchas e modeladores de cachos. Também é importante não esquecer de utilizar um protetor térmico para não comprometer a saúde dos fios.
Qual a melhor forma de acelerar a transição?
A chave de uma transição capilar rápida é uma rotina de cuidados focada no crescimento. Da alimentação balanceada à forma como você prende os cabelos, tudo isso interfere no crescimento dos fios. Atenção aos cuidados que você precisa ter caso queira acelerar a sua transição capilar:
- Invista em uma rotina de cuidados voltada para o crescimento dos fios. O cronograma capilar de crescimento, por exemplo, foca na hidratação e na nutrição para garantir que as madeixas estejam recebendo os nutrientes necessários para crescer com saúde;
- Uma alimentação balanceada também ajuda o cabelo a crescer mais rápido, assim como beber muita água;
- Uma massagem bem feita no couro cabeludo, além de relaxante, também estimula a circulação sanguínea, fazendo com que o cabelo da região nasça mais rápido;
- Não deixe de cortar os cabelos regularmente, isso ajuda no crescimento! As pontas duplas e finas que aparecem temporalmente podem atrapalhar o crescimento das madeixas e o ganho de peso na estrutura das fibras capilares. Logo, o ideal é a cada três meses aparar as pontinhas para manter a densidade dos fios.
Dicas para Transição Capilar
Agora que você já sabe quais produtos utilizar durante a sua transição capilar, fique atenta nas dicas para acelerar ainda mais este processo:
- Seja delicada e cuidadosa com os fios: os cabelos em transição estão em estado fragilizado e mais sujeitos à quebra. Evite penteá-los secos e invista em toucas e fronhas de cetim.
- Além de investir em produtos ricos em vitaminas e nutrientes, o cuidado também precisa vir de dentro do organismo: uma alimentação balanceada e o consumo regular de água também ajudam na transição.
- Hidratação é o cuidado capilar universal que vai salvar a sua transição. Transforme-o em uma rotina.
- Seja paciente: a transição é um processo que envolve descoberta, autoaceitação e muita paciência. Curta cada momento, invista em penteados, acessórios, tranças e muito mais. Conheça o seu cabelo e ame-o!